Obelisco de Livros em Morro reuter
Pontos Turísticos Serra GaúchaMorro Reuter, a pequena notável da leitura - fonte:Editora Atica - Abril
A pequena Morro Reuter, cidade gaúcha colonizada por alemães, está situada a 60 quilômetros do norte da capital, Porto Alegre. É lá que pode ser encontrado o Obelisco de Livros, criação do artista Gustavo Nakle, bem em frente à sede da prefeitura.
Obelisco dos Livros
"O Obelisco foi erguido para registrar o trabalho do município em relação à leitura", diz a secretária de Educação e Cultura da cidade, Andreia Laux Ternus. O cartão-postal de Morro Reuter é uma forma de eternizar a paixão de seus moradores pelos livros.
De fato, os mais de 5 mil morro-reutenses podem ostentar um índice invejável de progresso social: 98,4% da população é alfabetizada, alçando a cidade ao primeiro posto neste quesito no Rio Grande do Sul e a um notável segundo lugar em todo o país (de acordo com o IBGE, só perde para São João do Oeste, em Santa Catarina).
Zelando por toda essa vocação para a leitura do pequeno município gaúcho está o monumento de 11 metros de altura, representado por uma pilha de 72 livros, construído diante do principal acesso à cidade. "O Obelisco de Livros é fruto do trabalho de toda uma comunidade, marca um tempo na história de Morro Reuter e nos desafia a traçar novas metas. Com certeza, propostas semelhantes deveriam ser valorizadas no Brasil, porque a educação está em destaque e merece muita atenção", ressalta Andreia.
Fonte em 27/11/2015: www.turismoemmorroreuter.com.br/p/pontos-turisticos.html
Tags: morro reuter, obelisco de livros, cidade gaúcha, turismo serra gaúcha